26 dezembro 2009

Como formatar o texto do blog

Fazer mudanças no estilo CSS do blog é um assunto muito extenso e demanda muita pesquisa, algumas vezes podem ser até um pouco complicado então não da para falar de todos esses assuntos de uma só. Então hoje vou dar dicas de como formatar o texto do seu blog.

Veja o exemplo:

#sidebar{font-family: "Arial";
color: #000000;
font-size: 10pt;
font-style: italic;
line-height: 100%;
font-weight: bold;
text-decoration: none;
text-align: left;
}

#sidebar, é o estilo que será aplicado nas colunas do seu blog, também poderíamos usar em qualquer outra parte: .post as postagens, body é a pagina inteira e assim por diante.

font-family: "Arial";
Tipo de letra, poderia ser qualquer outra: verdana, Times New Roman, mas não use fontes que você baixou da internet, porque o blog vai usar as fontes disponíveis no computador da pessoa que está visitando o blog, ou seja se essa pessoa não tiver a fonte que você escolheu ele vai usar outra e isso pode prejudicar sua formatação.

color: #000000;
Aqui temos a cor do texto, para alterar é só trocar o código da cor.
Dica: Consulte uma tabela de cores.

font-style: italic;
Essa linha faz a fonte itálica, se não quiser apague essa linha ou coloque a palavra normal no lugar de italic.

font-weight: bold;
Isso faz texto em negrito, se não quiser apague essa linha ou coloque a palavra normal no lugar de bold, se apagar a linha e o texto continuar em negrito é necessário deixar essa linha, mas com a palavra normal no lugar de bold, isso acontece, por exemplo, se outro estilo CSS já estiver usando bold, por exemplo, se usou texto em negrito no body{...} a pagina inteira ficará em negrito então onde queremos texto normal é preciso colocar font-weight: normal, essa mesma explicação vale para qualquer coisa feita em CSS, como por exemplo, o texto em itálico.

font-size: 10pt;
O numero 10 é o tamanho da letra.

line-height: 100%;100 é a altura da linha, ou seja, se aumentar esse valor terá um espaçamento maior entre as linhas do texto.

text-decoration: none;
Essa linha tira o sublinhado do texto, principalmente usado em links.
Se quiser criar uma formatação para um determinado texto pode usar como nome do estilo qualquer palavra, como .especial{....} o ponto antes da palavra especial faz parte do código, você pode usar esse estilo dentro de uma postagem ou nas colunas do blog inserindo o texto através da pagina layout, adicionar gadget, html/javascript e colocando o código
<div class="post">seu texto formatado</div>

text-align: left;
Essa linha alinha seu texto, a palavra left significa que seu texto está alinhado a esquerda se quiser que ele fique alinhado a direita troque por right se quiser que ele fique alinhado no centro troque por center.

Por ultimo precisamos dizer para tomar muito cuidado com as aspas e ponto-e-vírgula e chaves que estão neste código, pois se apagar qualquer uma delas o código pode não funcionar corretamente.

Dica: Já tratamos em nosso blog de com editar fontes e cores no blogger Veja:
Como editar Fontes e cores no blogger

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios:
Para encomendas de logomarcas e outras artes, leia: Ilustrex
Não peça parceria por aqui entre em contato
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

  ©Template by Pelo Estilo and Dicas Blogger - Contato - Termos de Uso

TOPO